Além dos tratamentos e esforços realizados em clínica, ter alguns cuidados diários é fundamental para a saúde do seu sorriso.  Por isso, separamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida na hora de cuidar dos seus dentes.

Evite dores de cabeça

Um dos grandes segredos para relaxar a musculatura da boca e da mastigação, é posicionar a mandíbula, e por sua vez, os dentes, levemente desencostados. O apertamento é um hábito que as pessoas desenvolvem e mantém sem perceber. A posição de relaxamento sugerida pode ser feita tocando os lábios suavemente fora da boca, e os dentes, sem se tocarem, dentro da boca. Evita dores de cabeça.

O lado da mastigação

Tenho pesquisas científicas publicadas em tese que confirmam que mais de 70% das pessoas tem um lado preferencial de mastigação. É extremamente importante que as pessoas se conscientizem que a mastigação bilateral, alternando entre a direita e esquerda, favorece a distribuição de força para os dentes, músculos e articulações temporomandibulares. A mastigação somente de um lado pode ainda causar desgastes nos dentes, bem como hipertrofia muscular, podendo muitas vezes causas assimetria na face e desconforto/cansaço.

Tudo demais é muito

A escovação e pressão excessiva pode causar danos mecânicos aos dentes. Geralmente: sensibilidade no “pé” do dente, é proveniente de desgastes atípicos, como esse excesso. Ao escovar, nunca pegue no cabo da escova como se fosse algo muito pesado. Pegue com 3 dedos e escove com delicadeza, reduzindo a força.

Líquidos ácidos

Cuidado com líquidos ácidos. Lembre que alguns sucos, por mais saudáveis que sejam, podem causar desgastes nos dentes quando ingeridos com frequência. O mais importante é realizar a escovação somente depois de no mínimo 30 minutos, após ingerir sucos ácidos. É o tempo suficiente para que o ácido, ao ser atritado com a escova, não potencialize o desgaste.

Dentes não são ferramentas

Trate seus dentes com parcimônia ao mastigar e evite usá-los com propósitos não funcionais, ou seja, tudo que você pode fazer com garfo e faca, tesoura, alicate e alguma outra ferramenta, não faça com os dentes.

A Clássica

A dica mais clássica em odontologia a gente repete aqui: escove os dentes após as refeições, use fio dental diariamente e procure seu dentista a cada seis meses para revisão e limpeza.